quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Império Bizantino

Resumo sobre o Império Bizantino 
Império Bizantino

      O Império Bizantino, nasceu no século IV, quando o Império Romano, estava prestes a perder seu poder, principalmente por conta das invasões  bárbaras em suas fronteiras. Diante de tantos problemas, o Imperador Constantino transferiu a capital do seu império para a cidade do Oriente, Bizâncio, a qual mais tarde passou a ser chamada de Constantinopla. Apesar dessas mudanças demonstrarem a queda do poder ocidental, a localização do novo lugar facilitava o comercio da região, já que ficava entre o Mar Negro e o Mar Mármara o que favorecia a restauração da cidade transformando-a em uma Nova Roma.
     Resumidamente falando, o Império Bizantino foi a continuação do Império Romano durante a Antiguidade Tardia e Idade Média. Como a distinção entre o Império Romano e o Império Bizantino é em grande parte uma convenção moderna, não é possível atribuir uma data de separação. Vários eventos do século IV ao século VI marcaram o período de transição durante o qual as metades Oriental e Ocidental do Império Romano se dividiram.
 
Basílica de Santa Sofia
     A Basílica de Santa Sofia, também conhecida com Hagia Sophia é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser catedral de Constantinopla. Da data em que foi dedicada em 360 até 1453, ela serviu nesta função, com exceção do período entre 1204 e 1261, quando ela foi convertida para uma catedral católica romana durante o Patriarcado Latino de Constantinopla que se seguiu ao saque da capital imperial pela Quarta Cruzada. O edifício foi uma mesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931, quando foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.






Fonte:
 http://www.estudopratico.com.br/resumo-sobre-o-imperio-bizantino/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Sofia



Alyson Yassuo Funo Rodrigues
Mateus Vinicius Rodrigues
Wesley Ribeiro Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário